Consórcios

Consórcio para máquinas agrícolas: 5 coisas que você precisa saber.

Publicado em 24/06/2024

Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para máquinas agrícolas e veja como esse serviço pode auxiliar ainda mais na sua produção.

Desde a colonização, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia no país. De fato, somos os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, de café e de laranja. Além disso, ocupamos um lugar no topo do ranking do mundo na produção de soja, de carne bovina, de fumo e de milho.

Tudo isso só é possível porque os produtores rurais investem em maquinário agrícola para trabalhar na sua produção. Você sabia que é possível adquirir esse tipo de veículo por meio do consórcio? 

O bem se enquadra na categoria de consórcio para máquinas agrícolas. Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), a modalidade cresceu cerca de 68,2% nos últimos cinco anos.

O que é um consórcio?

O consórcio se dá quando o consumidor passa a integrar um grupo que tem um mesmo objetivo, no caso, adquirir um bem móvel, no qual está inserido o maquinário agrícola.

Os participantes, então, reúnem-se com o objetivo de formar uma espécie de poupança coletiva, que é administrada por uma empresa administradora de consórcios, para a qual fazem o pagamento de parcelas mensais. 

A cada mês, ocorrem as contemplações, nas quais os participantes eleitos recebem o direito à carta de crédito, que dá acesso ao maquinário desejado, seja ele novo, seja ele usado.

Trata-se, portanto, de uma alternativa perfeita para aquelas pessoas que planejam adquirir ou expandir seu maquinário. 

O que é o consórcio de máquinas agrícolas e veículos pesados?

Para esta modalidade, o consorciado interessado deve entrar em um grupo consórcio para bens móveis, em que os interessados buscam adquirir bens, como carros, motos, caminhões, ônibus ou implementos rodoviários. Ao participar do consórcio, será possível comprar o bem de forma segura, prática e, ainda, sem pagar juros.

Para quem ele é indicado?

O consórcio de bem móvel, com indicação para máquinas agrícolas, é recomendável para produtores rurais de grande escala e que necessitam, eventualmente, trocar ou adquirir máquinas para aumentar a sua produção.

Porém, é preciso que o consorciado tenha interesse em um investimento programado, pois participar de um grupo requer planejamento financeiro.

Quais são os benefícios do Consórcio para máquinas agrícolas ?

Optar por essa modalidade de aquisição de máquinas agrícolas oferece muitos benefícios. Veja cinco deles: 

1. A compra é programada:

O consórcio de bens móveis, no qual estão inseridas máquinas agrícolas, é ideal para as pessoas que querem fazer uma compra mais planejada.

Assim, enquanto pesquisa preços e modelos, o participante do consórcio vai fazendo o pagamento das mensalidades como se fosse mais uma despesa mensal do cartão de crédito, por exemplo. 

Segue assim até ele ser sorteado para o crédito, que lhe dará acesso ao veículo. Se, durante esse período, ele precisar do maquinário com mais rapidez, basta ofertar lances para tentar antecipar o momento da contemplação.

2. O comprador pode escolher o tempo de pagamento e o valor das parcelas:

Esta modalidade de aquisição também facilita a entrada dos interessados no consórcio sem que eles precisem sacrificar o orçamento para tanto. Isso ocorre porque as pessoas podem escolher o valor da parcela mensal e o tempo de pagamento que melhor se adequa à sua necessidade e ao seu perfil. 

Dessa forma, ela consegue cumprir com suas obrigações financeiras sem comprometer as finanças pessoais.

3. O consorciado pode escolher o modelo, o tipo e a marca do veículo:

A participação em um consórcio não vincula o participante a um modelo específico de máquina agrícola ou veículo pesado, entretanto, existem algumas exigências relacionadas ao perfil do bem. Isso porque, ao ser contemplado com a carta de crédito, o consorciado terá direito ao valor do crédito contratado. 

Assim, ele o destina conforme for a sua preferência, podendo escolher, com liberdade, o modelo, o tipo e a marca que desejar, desde que enquadrado às exigências da administradora, que analisa, entre outras coisas, o ano e modelo do bem.

4. A mensalidade não vem com cobrança de juros:

Esta é uma das principais diferenças do consórcio para o financiamento: a ausência da taxa de juros no pagamento das parcelas mensais. A consequência disso são valores menores por mês, o que torna o acesso a tal modalidade mais fácil para qualquer pessoa.

O custo que o consorciado tem é a taxa de serviço a ser paga para a administradora do consórcio, cujo valor é diluído nas próprias parcelas mensais.

5. O consórcio permite comprar à vista e, assim, negociar descontos:

Outra vantagem dos consórcios é que, ao ser contemplado, o consorciado recebe o valor total do bem na carta de créditos. Isso permite a ele adquirir o veículo desejado à vista, sem a necessidade de dar início a mais uma longa dívida.

A compra à vista também traz a possibilidade de negociação do valor, fazendo com que o consorciado possa obter descontos melhores e mais vantajosos por meio dessa possibilidade.

Qual o diferencial do Consórcio Nacional Bancorbrás?

Há, hoje, muitas opções de empresas administradoras de consórcios no país, todas autorizadas e normatizadas pelo Banco Central. O Consórcio Nacional Bancorbrás, por exemplo, é uma delas. 

Mas só o Consórcio Nacional Bancorbrás oferece planos de até 100 meses para aquisição de máquinas agrícolas, afastando, assim, o consorciado das altas taxas de juros, sem prejudicar o planejamento financeiro da família e dos negócios.

Os clientes podem ser contemplados por meio de sorteios mensais e também por meio de lances livres e fixos, podendo ainda abater, da carta de crédito, parte do valor do lance ofertado.

Por último, as assembleias são todas on-line, então, o consorciado tem a possibilidade de assisti-las no local que desejar.

Gostou do conteúdo? Entre em contato agora com o Consórcio Nacional Bancorbrás e faça uma cotação. Nós estamos sempre aptos a oferecer o melhor para atender à sua necessidade. Até a próxima.

 

Bancorbrás
Consórcio Máquinas Agrícolas
consórcios
Tipos de consórcios
Mais lidas
Educação Financeira
24/06/2024
A Bancorbrás preparou um passo a passo que vai te ajudar a criar um planejamento financeiro ideal para sua família. Em um mundo onde as demandas financeiras são constantes e, às vezes, até imprevisíveis, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar tornam-se essenciais –principalmente para aqueles que desejam estabilidade e segurança. Você […]
Consórcios
24/06/2024
Entenda a diferença de participar de um consórcio novo ou de um consórcio com grupo em andamento. Saiba também qual é mais vantajoso de acordo com a sua necessidade. O consórcio tem se tornado uma verdadeira poupança conjunta. Que ele é uma excelente forma de guardar dinheiro, todo mundo já sabe. Mas será que vale […]
Consórcios
24/06/2024
Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para máquinas agrícolas e veja como esse serviço pode auxiliar ainda mais na sua produção. Desde a colonização, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia no país. De fato, somos os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, de café e de laranja. […]