Consórcios

Adquirir consórcio com grupo em andamento vale a pena?

Publicado em 24/06/2024

Entenda a diferença de participar de um consórcio novo ou de um consórcio com grupo em andamento. Saiba também qual é mais vantajoso de acordo com a sua necessidade.

O consórcio tem se tornado uma verdadeira poupança conjunta. Que ele é uma excelente forma de guardar dinheiro, todo mundo já sabe. Mas será que vale a pena participar de um consórcio que já está em andamento? 

O consórcio é um modelo de compra facilitada que traz grandes benefícios para quem está planejando uma aquisição rápida, de médio ou de longo prazo.

Vantagem do consórcio

No consórcio, pessoas com o interesse na aquisição de um bem em comum se juntam e formam o que chamamos de grupo de consórcio. Assim, o grupo é controlado por uma administradora que faz os pagamentos, os sorteios e as contemplações e que precisa estar regulada no Banco Central do Brasil.

Se você tem um pouco mais de pressa na aquisição do seu bem, é possível entrar em um grupo de consórcio em andamento. Entrar em um grupo desse tipo é uma ótima escolha. 

Grupo novo x grupo em andamento

Quando o consorciado adquire a cota de um grupo que ainda não foi inaugurado, consideramos que ele entrou em um grupo novo. Como sabemos que o grupo não iniciou ainda? Simples! Ele é considerado novo quando a administradora ainda vende cotas para adquirir o número necessário de clientes. Neste caso, como nenhuma assembleia de contemplação foi realizada, o interessado compra uma cota e aguarda o início do grupo.

Para o grupo em andamento, a dinâmica é o contrário. Neste caso, para considerarmos que o grupo está em andamento, ele precisa já ter atingido o número mínimo de consorciados e a primeira assembleia já ter sido realizada.

Como fazer parte de um grupo em andamento

Como dissemos no início, entrar em um grupo em andamento é uma excelente opção para quem quer adquirir o bem mais rápido. Porém, só é possível fazer parte desse tipo de grupo, basicamente, de duas maneiras:

  • Adquirir uma cota disponível ou de reposição

A partir do momento que um consorciado optar por sair do grupo, ou caso ele seja excluído, a cota dele fica disponível. Então, outra pessoa fora do grupo pode comprá-la. Outra possibilidade é quando o número máximo de participantes do grupo não foi atingido ainda.

  • Comprar uma cota de terceiros

É possível fazer uma transferência de cotas. Neste caso, a negociação do valor da cota e os pagamentos de outros valores deverão ser entre o vendedor e o comprador. A administradora precisa autorizar,  mas não pode interferir na negociação.

Vantagens em entrar em um grupo em andamento

Entrar em um grupo de consórcio novo ou entrar em um em andamento são situações completamente diferentes. Não existe melhor ou pior, mas, sim, o que se enquadra melhor na sua necessidade. Já que estamos falando de grupo em andamento, vamos focar apenas nesse assunto, por ora.

Uma das vantagens de entrar em um grupo desse tipo é que o novo cotista terá acesso ao histórico das assembleias. Assim, ele consegue saber quais lances foram ofertados e ter maior probabilidade em ofertar um lance mais assertivo para contemplação.

Outra vantagem que destacamos para você é que, a depender do momento do ingresso, boa parte do grupo já terá sido contemplada, logo, você concorrerá com menos gente nas próximas contemplações, e não com todo mundo que estava desde o início.

Agora que você já sabe como entrar em um grupo em andamento e quais as vantagens disso, entre em contato com um de nossos consultores e confira quais grupos estão disponíveis para a sua necessidade. 

Consórcio
Consórcio em andamento
economia
Mais lidas
Educação Financeira
24/06/2024
A Bancorbrás preparou um passo a passo que vai te ajudar a criar um planejamento financeiro ideal para sua família. Em um mundo onde as demandas financeiras são constantes e, às vezes, até imprevisíveis, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar tornam-se essenciais –principalmente para aqueles que desejam estabilidade e segurança. Você […]
Consórcios
24/06/2024
Entenda a diferença de participar de um consórcio novo ou de um consórcio com grupo em andamento. Saiba também qual é mais vantajoso de acordo com a sua necessidade. O consórcio tem se tornado uma verdadeira poupança conjunta. Que ele é uma excelente forma de guardar dinheiro, todo mundo já sabe. Mas será que vale […]
Consórcios
24/06/2024
Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para máquinas agrícolas e veja como esse serviço pode auxiliar ainda mais na sua produção. Desde a colonização, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia no país. De fato, somos os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, de café e de laranja. […]