Consórcios

Como utilizar o consórcio de serviços para pequenas reformas.

Publicado em 25/06/2024

Entenda quais são os benefícios de participar de um consórcio de serviços para a realização de pequenas reformas em sua residência.

Taxas de juros, análise de crédito rigorosa, sem contar a carga tributária ao solicitar empréstimos e financiamentos fazem com que cada vez mais brasileiros busquem uma forma alternativa para a aquisição de bens. Com isso, o consórcio tem estado cada vez mais em alta.

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que os números de adeptos só crescem.  Em 2021, o setor de consórcios movimentou 1,4 milhão de reais. O valor representa um crescimento de 15,7% em relação ao ano de 2020.

Reformas

Você sabia que uma das vertentes do consórcio, o consórcio de serviços, serve para realizar pequenas reformas em sua residência? Isso mesmo! Essa vertente facilita muito a vida de quem precisa dar aquela repaginada em casa e não tem capital suficiente para isso.

Muitas das vezes, aquele imóvel que atendia tão bem no início precisa de pequenas mudanças para garantir o conforto e a segurança que a família merece. O consórcio de serviços é muito utilizado nessa modalidade. 

Neste artigo, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele! Vamos lá? 

Consórcio

para pequenas reformas é uma boa escolha?

Segundo a ABAC, pequenas reformas é a modalidade que mais cresce dentro do consórcio de serviços. A associação afirma que sete a cada dez pessoas que optam por investir neste tipo de consórcio, quando são contempladas, utilizam a carta de crédito para pagar por uma pequena reforma.

Mas por que tanta adesão? Simples! Em vez de poupar dinheiro para a reforma, que pode ser a médio ou longo prazo, ou correr o risco de gastá-lo em eventuais imprevistos, as pessoas preferem investir no consórcio como uma forma de poupança forçada, sem falar na possibilidade de ser contemplado antes por meio de sorteio ou de lance.

Como funciona o consórcio de serviços para pequenas reformas?

O consórcio de serviços é uma modalidade que contempla qualquer serviço que emita nota fiscal, e um dos principais adquiridos são obras para pequenas reformas. Uma das vantagens é que, ao entrar em um grupo de consórcio de serviços, você não precisa já ter definido o que vai comprar, poderá definir quando já estiver com a carta de crédito em mãos.

  • O consórcio de serviços contempla:

– Realização de reformas:  para este caso, é necessário que o pagamento do material (relacionado ao serviço prestado) seja inferior ao valor do serviço fornecido. A regra estabelecida é de até 30% de material e, pelo menos, 70% de mão de obra.

– Realização de pequenas reformas: contratação de serviços de manutenção, construções de churrasqueiras, piscinas, varanda, ampliação de cômodos, marcenaria, pinturas, instalações elétricas, reparos em geral etc. 

Como funciona o consórcio?

O consórcio é a reunião de um grupo de pessoas que deseja comprar um bem — automóveis ou imóveis — ou um serviço — reformas, construção, festas de casamento, reformas, entre outros. 

Conforme a característica do grupo, todos os meses, um participante é contemplado com uma carta de crédito no valor contratado.

No consórcio, os consorciados pagam prestações mensais que são calculadas de acordo com o valor total da carta de crédito contratada. Todos os meses, os consorciados participam de uma assembleia e concorrem aos sorteios realizados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Quando um membro do grupo é sorteado ou quando ofertam um lance vencedor, dizemos que ele foi contemplado.

Na prática, isso significa que o consorciado está apto a receber o valor total — reajustado de acordo com os índices pré-determinados em contrato, no período entre o início do consórcio e a contemplação — da carta de crédito, mesmo que não tenha terminado de pagar as parcelas estabelecidas em contrato.

No entanto, vale ressaltar que todo bem adquirido por meio de um consórcio fica alienado à administradora até que seja quitado, ou seja, quando todas as prestações forem pagas.

Gostou? Entre em contato com o Consórcio Nacional Bancorbrás e faça uma simulação com a gente. Você também pode fazer uma cotação com o consórcio de serviços, clique aqui!

 

consórcios
Consórcios de serviços
Reformas
Mais lidas
Educação Financeira
24/06/2024
A Bancorbrás preparou um passo a passo que vai te ajudar a criar um planejamento financeiro ideal para sua família. Em um mundo onde as demandas financeiras são constantes e, às vezes, até imprevisíveis, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar tornam-se essenciais –principalmente para aqueles que desejam estabilidade e segurança. Você […]
Consórcios
24/06/2024
Entenda a diferença de participar de um consórcio novo ou de um consórcio com grupo em andamento. Saiba também qual é mais vantajoso de acordo com a sua necessidade. O consórcio tem se tornado uma verdadeira poupança conjunta. Que ele é uma excelente forma de guardar dinheiro, todo mundo já sabe. Mas será que vale […]
Consórcios
24/06/2024
Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para máquinas agrícolas e veja como esse serviço pode auxiliar ainda mais na sua produção. Desde a colonização, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia no país. De fato, somos os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, de café e de laranja. […]