Consórcios

Contemplação no consórcio: 5 dicas para te ajudar a antecipar

Publicado em 24/06/2024

Você sabia que há formas de antecipar a sua contemplação no consórcio? Aqui você vai saber como!

Todos os participantes de um consórcio, por meio do pagamento de parcelas, buscam a aquisição de um sonho em comum: a carta de crédito. Mas já pensou na possibilidade de antecipar o seu recebimento?

Então, hoje nós vamos apresentar 5 ótimas dicas que podem te ajudar a ter a sua tão sonhada carta de crédito em mãos antes do previsto.

Quanto tempo demora a contemplação no consórcio?

O prazo para contemplação de consórcio é uma dúvida comum, pois não é possível prever quando ela ocorrerá. Mas estamos aqui para te dar uma boa notícia: é possível planejar a contemplação por meio de uma boa estratégia com os lances ou, até mesmo, pelos sorteios mensais.

As administradoras de consórcios não conseguem definir um prazo para isso. Sendo assim, não se deixe levar por falsas promessas! Ao optar por essa modalidade, escolha uma empresa com boa reputação e transparência para evitar qualquer problema e conseguir adquirir o bem desejado. 

De qualquer forma, o que se sabe é que algumas atitudes podem ajudar ou prejudicar a contemplação. A oferta de lances, por exemplo, aumenta as chances de uma contemplação.

O atraso no pagamento das mensalidades causa efeito contrário, pois o cliente não estará apto a participar da assembleia do mês.

Mas hoje vamos focar no que você pode fazer para antecipar a sua contemplação. Para isso, confira as dicas que separamos para você:

1. Esteja em dia com as mensalidades

Lembra quando comentamos que existiam duas maneiras de antecipar a sua contemplação no consórcio? Uma delas é pelo sorteio. Para que um membro do grupo esteja apto para ser sorteado, um dos requisitos é estar em dia com o pagamento do consórcio. Então, se você tem o desejo de receber a sua carta de crédito antes do fim do grupo, esforce-se para não atrasar o pagamento, certo?

2. Observe os grupos que já estão em andamento

Algumas pessoas, antes mesmo de entrar em um consórcio, separam um bom dinheiro para os lances. Outras juntam dinheiro para financiar um bem e podem aproveitar a oportunidade para o mesmo fim. O dinheiro será muito melhor aproveitado, pois, no consórcio, não há juros. Se você é uma dessas pessoas, preste atenção!

Existe a possibilidade de entrar em um grupo que já esteja em andamento. Isso pode ser uma vantagem, pois é grande a possibilidade de haver pessoas lá dentro que já foram contempladas e que não entrarão na disputa com você.

3. Faça uma análise do seu grupo

Além do sorteio, os lances são ótimos aliados para antecipar a contemplação do seu consórcio. Porém, não saia por aí ofertando lances aleatórios achando que, uma hora, você será contemplado. É preciso planejamento!

Uma boa dica para isso é analisar bem o seu grupo do consórcio. É possível acessar o histórico de contemplações do grupo para saber o valor dos lances vencedores. Assim, você terá uma boa ideia de quanto poderá ofertar para aumentar, ainda mais, as suas chances de antecipar a sua contemplação.

4. Conheça as melhores épocas para lances

Além de poder saber o valor dos lances e quantas pessoas já foram contempladas por meio desse recurso, é possível, ainda, verificar a melhor época para poder ofertar lances.

  • Pense: quanto mais pessoas ofertam lances, mais pessoas concorrem, logo,  menores as chances de você ser contemplado. Normalmente, as pessoas costumam dispor desse dinheiro no final do ano, quando é depositado o 13º, por exemplo.

Avalie a situação do seu grupo! Se for o caso do seu, evite essas datas, para você ter menos concorrência.

5. Tenha um planejamento financeiro

Uma vez que você já sabe o melhor período para ofertar lances e a média das ofertas vencedoras do seu grupo para aumentar as chances de contemplação, o último passo é o planejamento. Esta dica é essencial, pois, sem um plano de investimento, você pode acabar com dívidas e atrasos nas parcelas.

Como acompanhar a contemplação de consórcio?

A definição dos contemplados é feita em uma assembleia organizada pela administradora. Hoje em dia, é mais fácil acompanhar esses encontros, pois eles são transmitidos on-line. Sendo assim, é possível ver o evento de casa, do trabalho ou do local que desejar.

Além disso, a administradora mantém os arquivos digitais das assembleias, caso os clientes tenham perdido a transmissão e queiram assisti-la. Faça uma simulação com o consórcio de serviços, de auto ou  de imóvel com o Consórcio Nacional Bancorbrás e realize seu sonho com a gente!

Consórcio
Contemplação
economia
Mais lidas
Educação Financeira
24/06/2024
A Bancorbrás preparou um passo a passo que vai te ajudar a criar um planejamento financeiro ideal para sua família. Em um mundo onde as demandas financeiras são constantes e, às vezes, até imprevisíveis, a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar tornam-se essenciais –principalmente para aqueles que desejam estabilidade e segurança. Você […]
Consórcios
24/06/2024
Entenda a diferença de participar de um consórcio novo ou de um consórcio com grupo em andamento. Saiba também qual é mais vantajoso de acordo com a sua necessidade. O consórcio tem se tornado uma verdadeira poupança conjunta. Que ele é uma excelente forma de guardar dinheiro, todo mundo já sabe. Mas será que vale […]
Consórcios
24/06/2024
Acompanhe tudo o que você precisa saber sobre o consórcio para máquinas agrícolas e veja como esse serviço pode auxiliar ainda mais na sua produção. Desde a colonização, a agricultura no Brasil é uma das principais bases da economia no país. De fato, somos os maiores produtores mundiais de cana-de-açúcar, de café e de laranja. […]